Geral nível do Guaíba

Enchente em Porto Alegre: nível do Guaíba cai, mas situação ainda é complicada

Porto Alegre amanheceu com sol e nível do Guaíba caiu nesta quinta-feira (28).

Por Comando da Notícia

28/09/2023 às 11:00:28 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Porto Alegre amanheceu com sol e nível do Guaíba caiu nesta quinta-feira (28). O rio atingiu o maior nível desde a enchente de 1941 na quarta-feira (27), mas voltou a cair e chegou a 2,89 metros às 7h30, 11 centímetros abaixo da cota de inundação.

A previsão do tempo indica que a quinta deve ser de tempo firme na maior parte do estado, segundo a Climatempo Meteorologia. Somente no Norte pode haver instabilidade, com previsão de chuva fraca entre a tarde e a noite em cidades como Passo Fundo, Erechim e Frederico Westphalen.

O alerta fica para os ventos fortes, ainda por efeito do ciclone extratropical que se formou no mar e já se afastou. Porto Alegre pode ter rajadas de 70 km/h. Região Metropolitana, Litoral e Serra também.

Apesar da queda do nível do Guaíba, a situação ainda era complicada em partes da cidade. Em bairros da Zona Sul, ainda havia pontos de alagamento pela manhã. Na região das ilhas, casas amanheceram alagadas, e moradores precisaram passar a noite com móveis erguidos para evitar estragos maiores.

Até as 18h de quarta, 173 pessoas estavam acolhidas em abrigos do município. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, atende 100 moradores, enquanto o ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) recebe 54, no bairro Santana. Também estão abertos o Instituto Educacional Infantil São Francisco, na Ponta Grossa (com 14 pessoas) e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Custódio de Mello, na Vila dos Sargentos (com 5 acolhidos).

Quem quiser ajudar as famílas atingidas pelas cheias em Porto Alegre pode levar doações no Centro Administrativo (Rua João Manoel, 157), no Centro da cidade. As principais necessidades são alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, reções para cães e gatos e colchões. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta.

Em Guaíba, mais de 1,4 mil pessoas tiveram que sair de casa, sendo que 260 moradores precisaram ser levados para abrigos da prefeitura.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo