O Rio Grande do Sul deve enfrentar instabilidade climática a partir desta terça-feira (3), de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Rio Grande do Sul deve enfrentar instabilidade climática a partir desta terça-feira (3), de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Prevê-se que a formação de um ciclone extratropical na Argentina resultará em tempestades no estado na quarta-feira (4), conforme divulgado pela Climatempo Meteorologia.
“É importante destacar que este sistema não passará sobre o Brasil, mas terá uma frente fria associada a ele que trará chuva para boa parte do Rio Grande do Sul”, explica o meteorologista Guilherme Borges.
O novo ciclone deve se formar na altura de Mar del Plata, distante cerca de 1 mil km do RS. Apesar da distância, todo o estado deve sentir os efeitos: tempestades com chuva de até 100 milímetros e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h em praticamente todo o território gaúcho. No Litoral, do Chuí até Torres, ondas podem alcançar 2,5 metros.
Na quinta-feira (5), o tempo deve voltar a ficar firme no RS, com sol entre nuvens, temperaturas mínimas de 12 graus e máximas de 21.
Já na sexta-feira (6), a chuva volta, com pancadas previstas para as regiões Norte e Central. Tempestades podem ocorrer na região Nordeste.