A China, segunda maior economia do mundo, cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2023, superando a previsão de 4,5% de analistas.
A China, segunda maior economia do mundo, cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2023, superando a previsão de 4,5% de analistas. O resultado, porém, foi inferior ao crescimento de 6,3% registrado no trimestre anterior.
Nos primeiros nove meses do ano, a economia chinesa cresceu 5,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados mostram que a economia chinesa está se recuperando, mas ainda enfrenta desafios, como a desaceleração global e a guerra na Ucrânia.
A produção industrial em setembro cresceu 4,5% em relação ao ano anterior, mais forte do que o esperado, mas o ritmo foi o mesmo de agosto.
O crescimento das vendas no varejo, um indicador do consumo, também superou as expectativas, subindo 5,5% no mês passado e acelerando em relação a um aumento de 4,6% em agosto.
Já o investimento em capital fixo cresceu 3,1% nos primeiros nove meses de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.
No início deste ano, o crescimento foi impulsionado à medida que as pessoas voltavam aos centros comerciais e restaurantes, depois de quase três anos de restrições por causa da pandemia da Covid-19.
Nos últimos meses, a China vem implementando medidas para impulsionar a economia do país. As ações são direcionadas aos setores de veículos elétricos, eletrodomésticos, eletrônicos, alimentação, cultural, turístico e imobiliário.