Israel afirma que matou mais um comandante do Hamas durante um ataque aéreo realizado na Faixa de Gaza.
Israel afirma que matou mais um comandante do Hamas durante um ataque aéreo realizado na Faixa de Gaza. A vítima da vez teria sido Taysir Mubasher, comandante do Batalhão Khan Younes do Hamas, conforme informação das Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) e Shin Bet, agência de segurança interna do país. "Mubasher tem vasta experiência militar e como comandante, dirigindo ataques terroristas, e é considerado próximo de Mohammed Deif, comandante da ala militar do Hamas", afirmou a IDF em comunicado publicado nesta quarta-feira em conjunto com a Shin Bet. Mubasher teria servido como chefe das forças navais, ocupado cargo relacionado com a fabricação de armas e esteve envolvido em ataques contra a IDF, incluindo um ataque mortal de 2002 à academia pré-militar e Atzmona em Gush Katif.
צ"״ל -יסל ב"כוות מי"ע מו"יעיי מ"ויק של אמ”ן ושב”כ, את מפק" ג"ו" גזרת צפון -אן יוס של ארגון "טרור -מאס, תיסיר מבאשר. בעברו, שימש כמפק" "כו- "ימי של ארגון "טרור ו"-זיק במספר תפקי"ים במערך ייצור אמצעי ל-ימ" >> pic.twitter.com/Jl2MnaM4Og
— צבא ""ג" לישראל (@idfonline) October 25, 2023
Com a eliminação deste comandante, desde o começo da guerra, em 7 de outubro, Israel diz ter matado vários integrantes do grupo islâmico, conforme informações divulgadas pelas Forças Armadas. Essas mortes acontecem antes mesmo do início da incursão terrestre israelense, que vem sendo prometida desde o começo do conflito e, segundo o mistério da Defesa de Israel, faz parte do plano da guerra que foi divida em três fases – a ofensiva faz parte da primeira. De acordo com as Forças de Defesa de Israel, já foram eliminados:
Na noite de terça para quarta-feira, Israel manteve seus bombardeios na Faixa de Gaza. Segundo o movimento islamista Hamas, que governa o território palestino cercado pelo menos 80 pessoas foram mortas. “Mais de 80 pessoas foram martirizadas e centenas ficaram feridas em massacres cometidos pela ocupação (Israel) durante a noite”, afirma um comunicado divulgado pelo governo do Hamas em Gaza. O Exército israelense informou que efetuou “bombardeios em larga escala na Faixa de Gaza com base em informações dos serviços de inteligência”. “Várias infraestruturas terroristas do Hamas foram atingidas, incluindo túneis, centros de comando, depósitos de armas, rampas de lançamento de foguetes e mísseis antitanques”, afirmou o Exército. A guerra entre Israel e Hamas já matou mais de 7.000 pessoas, sendo 6.546 em Gaza -o balanço inclui 2.704 crianças, segundo o ministério, e 1.400 em Israel. Na Cisjordânia, o número de vítimas fatais chegou a 100.
Hamas is a genocidal terrorist organization.
We will eliminate Hamas. pic.twitter.com/pjz6mC2FYl
— Israel Defense Forces (@IDF) October 16, 2023
*Com informações das agências internacionais