A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) convocou os presidentes das distribuidoras de energia das regiões afetadas pelo temporal da sexta-feira (3) em São Paulo para uma reunião na prefeitura da capital nesta segunda-feira (6).
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) convocou os presidentes das distribuidoras de energia das regiões afetadas pelo temporal da sexta-feira (3) em São Paulo para uma reunião na prefeitura da capital nesta segunda-feira (6). O objetivo é discutir as ações feitas para garantir o restabelecimento da luz e propostas para tornar o sistema mais resiliente às condições climáticas adversas.
A reunião ocorre em meio a uma crise de abastecimento de energia no estado. Ao todo, o temporal deixou ao menos 2,5 milhões de pessoas sem energia, sendo que 1 milhão de imóveis tiveram a energia restabelecida até as 6h deste domingo (5). A previsão é de que o serviço seja totalmente retomado somente na terça-feira (7).
A maior parte das residências que ficou sem luz – 84% – está na área de concessão da Enel, onde 2,1 milhões de pessoas ficaram sem luz. A segunda área com mais pessoas no escuro é da concessionária CPFL, onde ao menos 400 mil pessoas ficaram no escuro.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vai participar da reunião como presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, representando os 39 municípios da região metropolitana.
A Aneel, que regula os serviços feitos pelas empresas privadas, quer discutir propostas para “tornar o sistema mais resiliente e menos vulnerável às condições climáticas adversas como as verificadas [chuva].”