A Blue Origin anunciou nesta quinta-feira (28) a tripulação da próxima missão de sua espaçonave New Shepard, prevista para a primavera do Hemisfério Norte, que contará com figuras de renome como Lauren Sánchez e Katy Perry.
A Blue Origin anunciou nesta quinta-feira (28) a tripulação da próxima missão de sua espaçonave New Shepard, prevista para a primavera do Hemisfério Norte, que contará com figuras de renome como Lauren Sánchez e Katy Perry.
Em comunicado, a empresa revelou que Sánchez – jornalista, vencedora do Emmy e parceira do CEO Jeff Bezos – liderará a equipe NS-31, composta inteiramente por seis mulheres: a cantora Perry; a jornalista e apresentadora da CBS, Gayle King; a ex-cientista da NASA e CEO da STEMBoard, Aisha Bowe; a cientista pesquisadora de bioastronautica e ex-funcionária da NASA, Amanda Nguyen; e a produtora de cinema Kerianne Flynn.
Embora seja o décimo primeiro voo tripulado do programa e o trigésimo primeiro de sua história, o de Sánchez será o primeiro composto exclusivamente por mulheres desde a travessia espacial solo de Valentina Tereshkova, em 1963.
A missão “desafiará suas perspectivas da Terra, permitirá que compartilhem suas próprias histórias e criem um impacto duradouro que inspirará as gerações futuras”, garantiu a empresa em comunicado, enquanto Sánchez manifestou seu entusiasmo em compartilhar esta experiência com o grupo.
O voo está previsto para a primavera do Hemisfério Norte – ainda não foi divulgada uma data exata -, saindo do Texas, e durará cerca de dez minutos.
Sánchez havia sugerido pela primeira vez a possibilidade de liderar uma viagem ao espaço com uma tripulação totalmente feminina em 2023, em entrevista à Vogue. Na ocasião, comentou que as mulheres são “extraordinárias” e que estava trabalhando para “abrir caminho para elas”, embora sem entrar em maiores detalhes.
A Blue Origin realiza viagens curtas de turismo espacial desde 2021, mas devido a um acidente em 2022, experimentou uma pausa de cerca de dois anos e retomou seu esquema em maio de 2024.
Até o momento, já transportou 52 pessoas, das quais as últimas decolaram esta semana de Van Horn, Texas. O grupo da NS-30 levou pela primeira vez um espanhol, o apresentador Jesús Calleja, que experimentou a gravidade zero.
“É algo incrível, a Terra é algo tão belo e a atmosfera é uma linha tão fina”, disse ele ao sair da cápsula.
Segundo a própria empresa, o foguete passa de três vezes a gravidade da Terra a gravidade zero em questão de minutos e, graças às grandes janelas da cápsula, permite que os tripulantes tenham uma visão única da esfera terrestre.
Algumas dessas travessias foram gratuitas para os passageiros, enquanto em outras ocasiões foi cobrada uma quantia considerável de dinheiro. No caso da expedição de Sánchez, não se sabe como será financiada.
Paralelamente a essa atividade, a Blue Origin está em processo de teste de seu primeiro foguete New Glenn, com o qual buscará competir na colocação em órbita de satélites comerciais.
Para isso, em meados de janeiro, a empresa de Bezos lançou com sucesso a nave da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral e conseguiu alcançar a órbita final com sua carga útil, embora tenha experimentado uma falha na terceira etapa.
Segundo os especialistas, ao tentar pousar em uma barca no Oceano Atlântico, a parte propulsora se destruiu, impedindo a recuperação da estrutura para reutilização.
(Com informações da AP e EFE)