A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial, na noite desta segunda-feira (06.
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial, na noite desta segunda-feira (06.11), em comemoração aos 70 anos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), completados no dia 31 de outubro. A solenidade foi requerida pelo presidente do Legislativo estadual, deputado Eduardo Botelho e pelo deputado Júlio Campos, ambos do União Brasil.
O Tribunal de Contas de Mato Grosso foi criado a partir da edição da Lei Constitucional nº 02, de 31 de outubro de 1953 e constitui-se um órgão de controle externo autônomo e independente, responsável por acompanhar e fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos. A votação da Proposta de Emenda Constitucional ocorreu durante sessão plenária realizada na Assembleia Legislativa no dia 28 de outubro de 1953.
A necessidade da criação da Instituição surgiu devido às dificuldades encontradas para o controle das contas públicas em Mato Grosso, que era realizado até aquele momento por uma Comissão Legislativa Estadual.
Antes de funcionar em sua atual sede, localizada no Centro Político e Administrativo (CPA) e inaugurada em 1978, o TCE ocupou duas salas na Casa Barão de Melgaço, no centro da capital e, posteriormente, em 1961, passou a funcionar em dois andares do Palácio Alencastro, antigo Palácio do Governo, hoje Prefeitura de Cuiabá.
Além das funções de auditoria financeira, orçamentária e inspeções, o TCE executa o julgamento as contas dos administradores e demais responsáveis por bens e valores públicos e auxilia as Câmaras Municipais na apreciação e controle das contas públicas.
Durante a solenidade foram homenageados com a Comenda Marechal Cândido Rondon o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli; o vice-presidente, conselheiro Valter Albano; o corregedor-geral, conselheiro Guilherme Antônio Maluf; o ouvidor-geral, conselheiro Antônio Joaquim; o supervisor da Escola Superior De Contas, conselheiro Waldir Júlio Teis; e os conselheiros Sérgio Ricardo e Gonçalo Domingos de Campos. A honraria é concedida a personalidades brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que, por seus méritos pessoais ou relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso, fizeram-se merecedoras de público reconhecimento.
Eduardo Botelho e Júlio Campos também entregaram moções de aplausos a 32 servidores, como reconhecimento público pelo trabalho realizado na Corte de Contas.
Confira a lista dos servidores homenageados:
– Alison Carvalho de Alencar
– Adjair Roque de Arruda
– Adriângelo Barros Antunes
– Alencar Soares Filho
– Carmem Lúcia Martins De Oliveira
– Carlos Alexandre Pereira
– Carlos Brito de Lima
– Eneias Viegas da Silva
– Estela Rosa Biancardi
– Flávio de Souza Vieira
– Gonçalo Pedroso Branco de Barros
– Grhegory Paiva Pires Moreira Maia
– José Ferreira de Freitas
– José Roberto Amador
– Lúcia Maria Taques
– Manoel da Conceição Da Silva
– Marilene Dias de Oliveira
– Marco Antônio Castilho Rockenbach
– Mauro Costa Oliveira
– Maurício Marques Júnior
– Murilo Gonçalo Correa de Almeida
– Oscar da Costa Ribeiro
– Paulo Vieira Pacheco Filho
– Raoni Pedroso Ricci
– Rita Maria Lana
– Roberto Carlos de Figueiredo
– Rodrigo Coelho
– Silvano Alex Rosa da Silva
– Thiago César Godoy Pereira (In Memorian)
– Ubiratan Francisco Vilela Tom Spinelli
– Vitor Gonçalves Pinho
– Vitor Turri Romano
Fonte: ALMT – MT