Um incêndio voltou a atingir o Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé e Barão de Melgaço.
Um incêndio voltou a atingir o Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé e Barão de Melgaço. O fogo na região havia sido extinto no dia 31 de outubro mas voltou nesta segunda-feira (06.11).
Vídeos mostram a proporção das chamas e os danos causados na área que é conhecida por deter a maior concentração de onças pintadas do mundo.
De acordo com o Corpo de Bombeiros já, duas equipes e duas embarcações devem permanecer na região do Corixo Negro, realizando prevenções pela localidade.
O Bombeiro informou ainda que quatro equipes de militares, usando cinco embarcações, realizam o combate ao incêndio na localidade. A Sala de Situação Central e o Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá continuam com o monitoramento remoto do incêndio com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
Uma pantaneira fez um desabafo sobre a situação na região. "Até poucos dias atrás tínhamos montado uma base operacional do Prevfogo na Jofre Velho, vários brigadistas combatendo e controlando o fogo no PEEA. Veio a chuva e os bombeiros de MT "solicitaram" o controle da situacao e a equipe do Prevfogo foi desmobilizada. Veio Sec. de Turismo fazer filme garantindo que tava controlado, tudo maravilhoso! Ai o fogo subterrâneo, que conhecemos bem, veio para superfície e essa semana e ai esta essa situação triste, onde os bombeiros não fazem nada porque é praticamente impossível controlar esse incêndio! Mesmo com aeronaves. A Brigada Jofre Velho já fez aceiro em uns 3.000 hectares da propriedade e esta arrumando o desvio la na ponte da figueira. Estamos pagando o preço agora da falta de trabalho preventivo e de combate quando o fogo era pequeno lá no final de setembro".