O deputado Daniel Soares, do União Brasil de São Paulo, foi substituído em duas das três comissões que analisam o projeto de desestatização da Sabesp.
O deputado Daniel Soares, do União Brasil de São Paulo, foi substituído em duas das três comissões que analisam o projeto de desestatização da Sabesp. A troca ocorreu devido ao posicionamento contrário do parlamentar à privatização da companhia.
Soares afirmou que sua saída das comissões foi uma “punição” por seu voto contrário à privatização da Sabesp. “A defesa desse patrimônio é também a defesa do direito da população a um serviço público de qualidade”, disse o deputado.
No Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11), dois atos do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), oficializam a troca por outros dois parlamentares do União Brasil. Soares deixou a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para ser substituído por Rafael Saraiva, e a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para ser substituído por Solange Freitas.
O deputado criticou a falta de diálogo e respeito democrático do partido. “A descoberta, feita através do Diário Oficial do Estado sem qualquer comunicação prévia, evidencia a falta de diálogo e respeito democrático”, escreveu Soares.
Atualmente, o projeto de privatização da Sabesp tramita no congresso de comissões, um instrumento que permite que as comissões apreciem o projeto de maneira conjunta. No caso da Sabesp, o congresso é composto por três comissões. Além das duas que Soares integrava, o projeto é apreciado também pela Comissão de Infraestrutura.