Em missão na China, o governador Mauro Mendes (UB) visitou em Shenzhen a fábrica da BYD, montadora de veículos chinesa.
Em missão na China, o governador Mauro Mendes (UB) visitou em Shenzhen a fábrica da BYD, montadora de veículos chinesa. A comitiva de Mato Grosso foi recebida pelos brasileiros Bruno Paiva e Marcos Cardellini.
“Hoje conferimos de perto, aqui na China, o novo carro da BYD, com um design exclusivo e cheio de tecnologia!”, publicou Mauro, nas redes sociais.
A BYD anunciou no início de outubro que considera investir em mineração no Brasil. Conforme matéria divulgada pelo InsideEVS do portal UOL.
A BYD considera fazer investimentos em mineração de lítio no Brasil para apoiar a produção de baterias para carros elétricos. Após a confirmação oficial e lançamento da pedra fundamental da fábrica de Camaçari (BA), a montadora chinesa quer ampliar seu fornecimento de matérias-primas.
Em entrevista para a Bloomberg Línea durante a inauguração de uma concessionária da marca em São Paulo (SP) nesta semana, Stella Li, vice-presidente global da BYD, falou sobre o assunto:
“Preferimos comprar qualquer recurso disponível e acessível, mas precisa ser competitivo. Ao mesmo tempo, a BYD também prefere possuir alguma operação de mineração no Brasil.”
A montadora chinesa está de olho nas operações de mineração no norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, que poderia servir de apoio para a fábrica na Bahia.
O destaque na região é a operação da Sigma Lithium, que possui um grande depósito de rocha de lítio, conhecido como Grota do Cirilo, que é sustentável e opera com um processo de mineração a seco, sem rejeitos e com reutilização da água captada (e tratada) do Rio Jequitinhonha.