(INCÊNDIO DE 2014)
O Parque Estadual da Serra Azul passou por um grande incêndio no ano de 2014, sendo que de sua área total (11.002,04 ha), aproximadamente 85 % foi consumida pelo fogo.
Centenas de animais silvestres não puderam fugir ou serem resgatados e lamentavelmente foram mortos pelas chamas. Outros fugiram e buscaram abrigo fora da mata, muitas vezes adentrando às residências próximas.
A vegetação foi consumida quase em sua totalidade pelo fogo. O cerrado mesmo forte, ainda guarda as cicatrizes do tempo. Ao visitar o Parque, pare e observe!
O verde que ora prevalece, foi palco de muita dor e sofrimento para a vida na floresta.
A população também sofreu com a fumaça, acentuando-se assim os casos de internações por problemas respiratórios, principalmente crianças e idosos.
Com muito trabalho, dedicação e planejamento, há nove anos o Parque não sofre com os incêndios florestais.
"DEUS DÁ AS BATALHAS MAIS DIFÍCEIS AOS SEUS MELHORES SOLDADOS". (PAPA FRANCISCO)
Neste momento de dor e sofrimento para nossa fauna e flora, para o nosso planeta e para a vida humana na terra, queremos apoiar do modo que for possível esta causa, seja por orações, seja com nossas ações, pois cá estamos, protegendo diuturnamente um pedacinho do nosso planeta.
"NÃO TEMOS FRONTEIRAS OU JURISDIÇÃO PARA FAZER O BEM".
Para as equipes que estão em campo, ergam-se e lutem pela vida no planeta com todas as forças. O futuro depende de nós, depende de vocês agora!
Para proteger a floresta é precisa estar dentro da floresta. Entende-la e fazer parte dela. Planejar com tempo e sempre: "vigiar, pois nunca saberás nem dia e hora da chegada do perigo".
"ESTEJA SEMPRE PREPARADO PARA QUALQUER CENÁRIO, POR PIOR QUE SEJA, E VERÁS QUE ÉS INVENCÍVEL". (MARCELO ROCHA)
Cristiane Schnepfleitner
Gerente Regional do Parque Estadual da Serra Azul