Se as eleições para o governo de São Paulo (SP) fossem realizadas hoje, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) despontaria como favorito para conquistar um segundo mandato no Palácio dos Bandeirantes. De acordo com pesquisa divulgada na quinta-feira (21), pelo instituto Paraná Pesquisas, Tarcísio lidera a disputa para 2026, com 40,5% das intenções de voto no estado.
O 2º colocado é o empresário Pablo Marçal (PRTB), que aparece com 20,5% do apoio do eleitorado, ficando vinte pontos percentuais atrás do atual governador. Marçal, que disputou a prefeitura de São Paulo em 2024, foi eliminado no 1º turno por uma diferença de apenas 57 mil votos para o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Outros nomes também foram citados no levantamento: Márcio França (PSB), ex-governador e atual ministro do Empreendedorismo, que soma 12,6% das intenções de voto; Alexandre Padilha (PT), ministro das Relações Institucionais do governo Lula, com 7,7%; e Filipe Sabará (Republicanos), coordenador da campanha de Marçal à prefeitura, que registra 1,4%.
Os votos brancos e nulos representam 12,2%, enquanto 5% dos entrevistados declararam estar indecisos ou preferiram não responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 19 de novembro de 2024, com 1.684 eleitores de 88 municípios paulistas.
O levantamento tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.
GAZETA BRASIL