Somente em Cuiabá, 22 mil famílias não possuem casa própria.
O programa Sistema Habitacional de Mato Grosso foi lançado na quinta-feira (23) e prevê a construção de oito mil casas pelos programas "Ser família", "Habitação" e "Minha Casa Minha Vida". O Governo concederá subsídios de até R$ 20 mil para complementar o valor da entrada de financiamento do imóvel, que será repassado diretamente para a Caixa Econômica Federal.
Segundo dados da Associação Comunitária de Habitação do estado de Mato Grosso (ACDHAM), o déficit habitacional atinge quase 65 mil famílias de baixa renda em 23 dos 141 municípios mato-grossenses. Somente em Cuiabá, 22 mil famílias carentes não possuem casa própria.
A procura pelos imóveis é muito maior que a oferta de residências pelos programas sociais. Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foram mais de 30 mil inscrições para um total de mil casas populares.
Em uma tentativa de equalizar esse problema, a missão é retomar os conjuntos habitacionais parados e novas obras para atender as necessidades.
Em junho, a secretária de estado de assistência social e cidadania disse que a meta é entregar 40 mil unidades em todo o estado de Mato Grosso e 10 mil moradias deverão ser lançadas até dezembro deste ano.
Confira os critérios para participar do programa: