O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo (10) e já anunciou sua primeira medida: a redução do número de ministérios de 18 para 9.
O novo presidente da Argentina, Javier Milei, tomou posse neste domingo (10) e já anunciou sua primeira medida: a redução do número de ministérios de 18 para 9. A medida, que foi publicada em um decreto de urgência, é uma promessa de campanha do líder do partido Liberdade Avança, que enfatiza seu compromisso em "enxugar o Estado".
O novo governo argentino terá as seguintes pastas:
Segundo Milei, a medida é a primeira para cortar gastos públicos, uma das bandeiras que ele levantou durante seu discurso de posse.
Nesta segunda-feira (11), um dia após a posse, Milei se reunirá com sua equipe, na Casa Rosada, para dar início às mudanças econômicas mais estruturais, que devem ser encaminhadas ao Congresso ainda esta semana.
O pacote de medidas econômicas deve incluir a retirada de subsídios de tarifas públicas, a liberação do preço dos combustíveis e dos planos de saúde, além da privatização de empresas públicas, como a petroleira YPF e a Aerolineas Argentinas.