Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Fenômeno

Chuva de meteoros começa nesta quinta-feira (14) e terá até 120 'estrelas cadentes' por hora; saiba como observar o fenômeno em MT

Fenômeno poderá ser visto a olho nu em Mato Grosso, no leste do estado, na divisa com Goiás.


A principal e última chuva de meteoros do ano, que começou no início de dezembro e vai ter seu pico nesta quinta-feira (14) e sexta (15), pode ser observada em todo o país. O fenômeno poderá ser visto a olho nu dependendo das condições climáticas do local e, em Mato Grosso, será visível no leste do estado, na divisa com Goiás, segundo o instituto Climatempo.

Adellane Araújo Sousa, professor titular de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Araguaia, explicou que a chuva vai ser visível a partir da noite de quarta para a madrugada de quinta, e na noite de quinta.

"É mais visível no hemisfério norte e norte e nordeste do Brasil. Contudo, pode ser que seja visto em uma noite bem escura, na lua nova a olho nu mesmo", disse.

Ainda segundo o professor, todo ano a Terra cruza a órbita de detritos deixados por um asteroide que é a origem dos meteoros dessa noite. A chuva parece vir da constelação de gêmeos por isso é chamada "Geminídeas"

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!