O site já foi identificado e denunciado à Polícia Judiciária Civil.
Golpitas estão usando o nome do Departamento Estadual e Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) para colher informações e roubar dados dos contribuites mato-grossenses. O site já foi identificado e denunciado à Polícia Judiciária Civil.
Através de uma plataforma com layout idêntico ao do departamento, o site falso utiliza a parte superior da tela para colher dados das vítimas, como renach e cpf, bem como como placa e renavam de veículos. Os dados obtidos pelos oportunitas podem ser usados na aplicação de diversos golpes.
Para perceber a diferença, o contribuinte deve se atentar ao link vinculado à página. O endereço eletrônico oficial da instituição leva o nome acrescido de "GOV" (https://detran.mt.gov.br), enquanto o site falso usa o nome da Secretaria da Fazenda, sem o uso de domínio 'GOV' no endereço eletrônico (https://secretariadefazendamt.com).
O Detran-MT informou que já está em tratativas com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), que desenvolveu o site do órgão, para aumentar os dispositivos de segurança da página e coibir novas tentativas de fraudes.
A recomendação é que o contribuinte sempre verifique o endereço eletrônico e redobre a atenção quanto aos meios e as transações antes de emitir guias ou fazer qualquer pagamento via boleto bancário ou pix. E em caso de cair em golpe, a orientação é que um Boletim de Ocorrência (BO) seja registrado imediatamente. Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, em um dos canais de atendimento.
No caso do Detran, o cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone (65) 3615-4800, ou pelo e-mail [email protected].
O cidadão que suspeitar de algum golpe em nome do Detran também pode fazer a denúncia na Ouvidoria do órgão, pelo telefone: (65) 3615-4644 ou pelo e-mail [email protected].
Outros casos
O caso não é isolado. Em julho, golpistas estavam usando o nome do Detran de Mato Grosso para realizar falsos leilões de veículos. Na ocasião, o site usado pertencia a uma suposta leiloeira que estaria responsável pela negociação. O interessado acessava o site e fazia o lance via pix para arrematar o veículo. Após efetuada a transferência, a vítima era orientada a ir até a sede do Detran em Cuiabá retirar o veículo supostamente adquirido.
Em abril, o golpe envolvia o pagamento de do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Através de um site falso (www.licenciamento-detran.site/MT), os golpistas ofereciam descontos para quem optasse por pagar o valor via Pix. Assim que a vítima realizava a transação pelo código QR mostrado na página, o valor ia para os criminosos. Ressalta-se que desconto é dado apenas em pagamentos à vista feitos em boletos até a data estipulada pela autarquia.
Já em março, os bandidos se passavam por funcionários do Detran para aplicar golpes por e-mail, referente à cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), site falso de compra de veículos de leilão, além de ofertas de facilidades na venda de CNH. As mensagens chegavam às vítimas informando possíveis cassação do documento. A mensagem pedia para o contribuinte clicar em um link para receber mais informnações, expondo os dados a arquivos maliciosos.