Um voo da Qatar Airways de Melbourne, Austrália, para Doha, Catar, transformou-se em uma experiência traumática para um casal australiano quando uma passageira faleceu a bordo e seu corpo foi colocado ao lado deles durante as últimas quatro horas da viagem.
Um voo da Qatar Airways de Melbourne, Austrália, para Doha, Catar, transformou-se em uma experiência traumática para um casal australiano quando uma passageira faleceu a bordo e seu corpo foi colocado ao lado deles durante as últimas quatro horas da viagem. Mitchell Ring e Jennifer Colin, que estavam a caminho de férias na Itália, vivenciaram uma situação que descreveram como “de partir o coração” e “perturbadora”.
O incidente ocorreu quando uma mulher, cuja identidade não foi revelada, sofreu uma emergência médica no corredor do avião. Apesar dos esforços da tripulação para ajudá-la, a passageira não resistiu. Segundo Ring, a mulher desmaiou perto de sua fileira após sair do banheiro. “Infelizmente, a senhora não pôde ser salva, o que foi muito doloroso de ver”, disse ele ao programa australiano A Current Affair.
A tripulação tentou mover o corpo para a classe executiva usando uma cadeira de rodas, mas devido ao tamanho da passageira e à estreiteza do corredor, isso não foi possível. Diante da situação, os funcionários notaram dois assentos livres na fileira entre Ring e Colin e decidiram colocar o corpo ali. Ring foi solicitado a sair de seu assento para acomodar a falecida. “Eles disseram: ‘Você pode se mover, por favor?’ e eu apenas disse: ‘Sim, sem problemas.’ Então eles colocaram a senhora na cadeira em que eu estava”, explicou ele.
Jennifer Colin, visivelmente abalada, recebeu a oferta de um assento livre de outro passageiro na última fileira, mas Mitchell permaneceu na mesma fileira do corpo, coberto apenas por um cobertor. Ring passou as últimas quatro horas do voo ao lado do corpo, sem ter a chance de se mover.
A experiência não terminou com o pouso. Segundo Ring, a tripulação pediu que eles permanecessem em seus assentos enquanto as equipes médicas removiam o corpo na chegada a Doha. “Não acredito que nos disseram para ficar⦠não foi certo”, disse Colin. Ela também observou que em nenhum momento houve qualquer tentativa de cobrir completamente o corpo, o que agravou seu desconforto.
O casal expressou descontentamento com a falta de apoio da Qatar Airways após o incidente. Ring disse que a companhia aérea não os contatou para oferecer assistência psicológica ou qualquer forma de compensação. “Eles têm o dever de cuidar de seus clientes e também de seus funcionários. Eles devem entrar em contato conosco para ter certeza se precisamos de algum suporte, algum conselho”, disse ele. Colin acrescentou que, embora estejam tentando aproveitar as férias na Itália, o impacto emocional do evento ainda está presente.
Em comunicado, a Qatar Airways expressou condolências à família da passageira falecida e pediu desculpas por qualquer inconveniente ou sofrimento que o incidente possa ter causado aos outros passageiros. “Estamos entrando em contato com os passageiros afetados de acordo com nossas políticas e procedimentos”, disse um porta-voz da companhia aérea.
A Qantas, companhia aérea pela qual o casal reservou as passagens, também comentou o caso. Um porta-voz da Qantas explicou que a gestão de incidentes a bordo é de responsabilidade da companhia aérea operadora, neste caso a Qatar Airways, e garantiu que entrará em contato diretamente com os afetados.
O caso levantou questões sobre os protocolos que as companhias aéreas devem seguir em situações semelhantes. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) estipula que, em caso de morte a bordo, o corpo deve ser colocado em um assento com poucos passageiros por perto e coberto com um saco mortuário ou cobertor.
Quando chegaram, o casal teve que esperar enquanto os serviços de emergência retiravam os cobertores que cobriam a mulher. “Não acredito que nos disseram para ficar. Não foi nada bom”, concluiu Ring.