Os dados foram divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), nesta segunda-feira (18) e mostram um padrão que vem se repetindo no estado.
Os nomes mais registrados nos cartórios mato-grossenses em 2023 foram "Miguel" e "Helena", um padrão que vem se repetindo no estado há três anos, conforme apontou um levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), nesta segunda-feira (18). (Veja lista de nomes abaixo).
Uma novidade no Top 10 desse ano foi a saída do composto "João Miguel" e a entrada do nome "Cecília", que ficou em segundo lugar no índice de nomes femininos mais registrados em Mato Grosso.
De acordo com a Arpen, nomes curtos e bíblicos tem sido cada vez mais adotados na atualidade e se tornaram uma tendência observada nos registros de nascimento de bebês durante o ano de 2023.
O órgão ainda afirma que o ranking dos nomes mais registrados também é influenciado pelos filhos de personalidades conhecidas no país.
A Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT) relembra que a nova Lei Federal que permite que qualquer pessoa maior de 18 anos altere o nome em cartório, independentemente do motivo e sem a necessidade de procedimento judicial.
Além disso, a nova legislação também possibilita que pais de bebês, em consenso, podem alterar o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento.
????????Nomes masculinos mais registrados em MT
????????Nomes femininos mais registrados em MT