A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pediu nesta quinta-feira (18) a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso para investigar o suposto "abuso de autoridade" do Judiciário.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pediu nesta quinta-feira (18) a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso para investigar o suposto "abuso de autoridade" do Judiciário. A declaração foi dada depois da operação da PF (Polícia Federal) que teve o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) como um dos alvos de busca e apreensão.
"Urge a instalação da CPI do abuso de autoridade do STF e do TSE, assim como as votações das PECs que versam sobre alterações no funcionamento dos tribunais superiores, TODOS apoiados e assinados por mim e pelos demais deputados de oposição", diz Zambelli em publicação no Twitter. (Leia a íntegra da declaração no final da matéria).
Em publicação no Twitter, Zambelli afirma já ter enviado seis pedidos de impeachment de ministros do STF. Todos foram negados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), segundo ela.
O foco da CPI seria o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A congressista também menciona as votações de Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que tratam sobre alterações no funcionamento dos tribunais superiores.
A PGR se manifestou favorável à operação de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado. A operação ocorreu em 12 de dezembro e foi assinada pelo procurador Carlos Frederico no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos do dia 8/1, pedido pela própria Procuradoria.
O parlamentar confirmou que teve o celular e uma arma apreendidos e afirmou também que os agentes não encontraram nada para o “incriminar”. Em um víde