A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou o tráfego aéreo de 28 aeroportos e helipontos privados em todo o Brasil, sendo nove no estado de São Paulo.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou o tráfego aéreo de 28 aeroportos e helipontos privados em todo o Brasil, sendo nove no estado de São Paulo. A medida foi tomada com base na Resolução 158 da Anac, de 13 de julho de 2010, que permite o fechamento de aeródromos privados em caso de descumprimento de normas de segurança, ambientais ou administrativas.
Entre os aeródromos fechados estão helipontos de um grande banco localizado na Avenida Paulista, na capital paulista, assim como de um que fica na sede de um grande jornal e outro de uma emissora de televisão ligada a bispo evangélico.
A lista completa dos aeródromos fechados está disponível na portaria 13.708/2023, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (30).
Os motivos para o fechamento dos aeródromos variam. Alguns foram interditados por prazo superior a seis meses, outros não renovaram a inscrição no cadastro da Anac há mais de 180 dias, e ainda há casos em que foram identificados riscos à segurança operacional ou de segurança da aviação civil, ou conflitos com normas ambientais ou administrativas.
A Anac ressalta que a medida tem como objetivo garantir a segurança da aviação civil e o cumprimento das normas vigentes.