Há 15 oportunidades, sendo 08 para cargos de nível superior e 07 de nível técnico, em diferentes formações.
A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) está com processo seletivo aberto para contratação imediata de profissionais para fortalecer a Saúde Indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Xavante, com sede em Barra do Garças (MT). Com prioridade para os povos indígenas, há 15 oportunidades, sendo 08 para cargos de nível superior e 07 de nível técnico, em diferentes formações. Há vagas para apoiador técnico em saúde, assistente social, enfermeiro, engenheiro sanitarista, farmacêutico, psicólogo e técnico de enfermagem.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 28 de fevereiro por meio do Portal da AgSUS (agenciasus.org.br/
Além das vagas para contratação imediata, a Agência também selecionará profissionais para formar cadastro reserva para diversos cargos, como arquiteto e urbanista, biólogo, cirurgião dentista, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico, nutricionista, pedagogo, técnico de laboratório e assistente administrativo, entre outras. Confira a lista completa no edital.
As vagas para o DSEI Xavante fazem parte de um total de 671 novas vagas abertas pela AgSUS para complementar a força de trabalho em 10 DSEI – Yanomami, Kaiapó do Pará, Vale do Javari, Kaiapó do Mato Grosso, Alto Rio Solimões, Médio Rio Solimões, Mato Grosso do Sul, Cuiabá, Minas Gerais e Espírito Santo, além do Xavante. Em janeiro, a AgSUS assumiu a gestão de mais de 5,5 mil trabalhadores, que migraram de instituições conveniadas à Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde para a Agência.
O modelo de gestão da AgSUS inclui a oferta de condições de trabalho seguras, com foco na valorização do trabalhador e da trabalhadora, comprometido em fortalecer a saúde indígena com respeito à cultura e aos saberes tradicionais. Todas as contratações da Agência seguem o regime CLT.
A AgSUS
Criada por lei pelo Governo Federal em 2023, a AgSUS é um serviço social autônomo, com finalidade pública, sem fins lucrativos, exercendo atividades de interesse coletivo. Tem a finalidade de apoiar o Ministério da Saúde (MS), especialmente no provimento, estratégias
de fixação, e na formação de profissionais em regiões vulneráveis com vazios assistenciais em todos os níveis de atenção na Saúde Indígena e na Atenção Primária. Seus programas e projetos são desenvolvidos por meio de contratos de gestão em âmbito regional ou nacional.