Dois presos escaparam do presídio federal de Mossoró (RN) na madrugada de quarta-feira (14) aproveitando falhas na segurança da unidade prisional. Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, escaparam por buracos abertos no teto das celas, que estavam em reforma.
Parte das câmeras de segurança do presídio não estava funcionando no momento da fuga, segundo a GloboNews. A falha teria sido causada por problemas na manutenção do sistema, além de dificuldades relacionadas às obras em andamento na instalação. Em entrevista à emissora, o corregedor do presídio, Walter Nunes, afirmou que há imagens dos presos, mas não foi possível identificar a fuga no momento exato.
As celas do presídio estavam passando por reformas, o que possibilitou que os detentos explorassem buracos abertos no teto, usando pontos de ligação de energia elétrica para escapar. Investigações revelaram a presença de materiais de construção em várias áreas da prisão, sem a devida observância dos protocolos de segurança.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou uma grande operação para recapturar os fugitivos. Cerca de 300 agentes estão envolvidos nas buscas, incluindo 100 policiais federais, 100 policiais rodoviários federais e 100 agentes do Rio Grande do Norte, entre militares e civis. Três helicópteros e drones estão sendo utilizados na operação, com as autoridades acreditando que os fugitivos possam estar a aproximadamente 15 km do presídio de segurança máxima de onde escaparam.
GAZETA BRASIL