Nesta quinta-feira (14), o grupo espanhol de supermercados Dia anunciou o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil, como parte de um processo de reestruturação da empresa.
“A medida ocorre após os persistentes resultados negativos da subsidiária brasileira, e reafirmamos nossa intenção de focar nos nossos principais mercados”, declarou o diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, em comunicado.
Segundo a empresa, os estabelecimentos encerrados são considerados “lojas de baixo desempenho”, e após esses fechamentos, serão analisadas alternativas estratégicas para o restante dos negócios no Brasil.
O grupo Dia informou que está ajustando o número de lojas no país para concentrar sua operação na região de São Paulo, onde continuará operando 244 unidades.
“As 244 lojas mantidas se concentram especialmente na capital, em algumas cidades da grande São Paulo e em Santos, sendo cerca de metade delas franquias. O centro de distribuição de Osasco continuará operando para manter essas lojas”, destacou o comunicado à imprensa.
O programa de fidelidade Clube Dia e a venda de produtos de marca própria continuarão em funcionamento.
“O grupo vai ajustar seu escopo no país para concentrar seus negócios na região de São Paulo, onde tem uma maior rentabilidade e a concentração de lojas permite capilarizar a rede logística e redução de custos”, afirmou o Dia em nota.
O plano, aprovado pelo conselho de administração, visa destinar recursos para os mercados mais rentáveis, como Espanha e Argentina, onde a empresa tem uma posição relevante com sua estratégia de mercados de proximidade.
GAZETA BRASIL