Política Saúde

Opas alerta, durante coletiva de imprensa, sobre aumento alarmante e histórico de casos de dengue

Em uma coletiva de imprensa realizada recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) abordou a atual epidemia de dengue que está afetando várias regiões do mundo.

Por Comando da Notícia

28/03/2024 às 15:01:29 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Em uma coletiva de imprensa realizada recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) abordou a atual epidemia de dengue que está afetando várias regiões do mundo. A instituição expressou preocupação de que este ano possa registrar o maior número de casos da doença na história.

Segundo o diretor da Opas, Jarbas Barbosa, já foram registrados 3,5 milhões de casos, o que representa um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. Ele também destacou a expansão do Aedes aegypti para áreas antes não habituais, como o sul dos Estados Unidos e do Chile, atribuída às condições climáticas favoráveis.

Embora o índice de letalidade da doença esteja dentro do esperado, a Opas ressalta a importância de medidas para reduzir ainda mais os casos fatais, priorizando a capacitação médica e a educação da população sobre os sintomas e a gravidade da dengue.

Quanto à vacinação, os especialistas da Opas mencionaram a vacina Qdenga como uma evolução na prevenção da doença, porém, enfatizaram que seus resultados só serão observados a longo prazo, quando uma proporção significativa da população estiver imunizada. A vacina será utilizada como complemento às estratégias de prevenção existentes.

No que diz respeito ao combate ao mosquito transmissor, a Opas destaca a importância de estratégias como a eliminação de criadouros e o uso da bactéria Wolbachia, que retarda o desenvolvimento dos ovos do Aedes aegypti, reduzindo sua capacidade de transmissão de doenças. No entanto, essas medidas ainda estão em fase de estudo piloto, com o desejo da Opas de expandir sua aplicação no futuro.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG