A cidade de São Paulo chegou a mais de 100 mil casos da dengue em 2024, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde divulgados neste sábado (30).
A cidade de São Paulo chegou a mais de 100 mil casos da dengue em 2024, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde divulgados neste sábado (30). Esse número representa quase um terço (26,6%) do total de casos confirmados em todo o estado paulista, que já soma mais de 376 mil infecções e 158 mortes.
A capital paulista também registra 19 óbitos pela doença, incluindo duas crianças entre 5 e 9 anos. Outros 84 casos suspeitos de morte por dengue estão em investigação. A situação é tão grave que, em 18 de março, a prefeitura decretou situação de emergência na cidade.
Bairros em estado de epidemia e medidas de combate
De acordo com o último boletim de arboviroses da gestão municipal, 67 bairros da capital estão em epidemia de dengue, ou seja, registram mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Para tentar conter o avanço da doença, a prefeitura anunciou medidas como:
Ampliação da vacinação e combate ao mosquito Aedes aegypti
O governo federal anunciou que o estado de São Paulo vai receber cerca de 421 mil doses da vacina contra a dengue. Elas deverão ser distribuídas para 50 cidades, mas ainda não há previsão de quando devem chegar.
Algumas medidas simples que podem ser tomadas em casa: