Política Últimas Notícias

FDA encontra vestígios de gripe aviária em amostras de leite

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos encontrou vestígios de um tipo altamente contagioso de gripe aviária em cerca de 20% das amostras de leite comercial testadas, mas essas descobertas podem não indicar um risco infeccioso para os consumidores.

Por Comando da Notícia

27/04/2024 às 15:16:25 - Atualizado há
Foto: O Globo

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos encontrou vestígios de um tipo altamente contagioso de gripe aviária em cerca de 20% das amostras de leite comercial testadas, mas essas descobertas podem não indicar um risco infeccioso para os consumidores.

Em uma atualização publicada esta semana, a FDA compartilhou algumas conclusões de seu estudo nacional representativo de amostras de leite comercial.

“A agência continua analisando essas informações; no entanto, os resultados iniciais mostram que cerca de 1 em cada 5 amostras testadas no varejo deu positivo para fragmentos virais da [Gripe Aviária Altamente Patogênica] por PCR quantitativa (qPCR), com uma proporção maior de resultados positivos provenientes de leite em áreas com rebanhos infectados”, afirmou a atualização.

A FDA observou que serão necessários testes adicionais para determinar se patógenos intactos estão realmente presentes no leite e se o consumo desses produtos representa um risco de infecção.

“Até o momento, os estudos com leite comercial não mostraram resultados que mudariam nossa avaliação de que o fornecimento de leite comercial é seguro”, informou a agência, citando o processo de pasteurização que o leite comercial passa, bem como o desvio e destruição do leite de vacas infectadas.

A agência também reiterou seu antigo alerta contra o consumo de leite cru.

No início deste ano, confirmou-se que um trabalhador de uma fazenda leiteira no Texas foi infectado com uma cepa altamente contagiosa de gripe aviária. O indivíduo trabalhava perto de vacas que foram infectadas com a cepa H5N1.

De acordo com William Schaffner, professor da divisão de doenças infecciosas da Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt, a pasteurização deve matar o vírus, e as pessoas geralmente não devem se preocupar muito em comprar leite no supermercado.

“Um vírus da gripe aviária pode adquirir a capacidade de se espalhar facilmente de pessoa para pessoa. Este é um evento raro, ocorrendo a cada 15 anos ou mais. Não há indícios de que o atual vírus da gripe aviária tenha adquirido essa capacidade, mas ele está circulando por aí”, disse Schaffner ao The Hill.

Ele enfatizou que, embora as infecções por gripe aviária sejam raras nos EUA, não se trata de um vírus novo. E é ainda mais raro que alguém infectado pelo gado acabe transmitindo o vírus para outra pessoa.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG