UPA passa a ter 4 médicos atendendo simultaneamente no período da tarde
Para acelerar o tempo de atendimento das consultas de urgência e emergência e melhorar o suporte à saúde na cidade, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, colocou mais quatro profissionais no quadro de médicos do município. As mudanças devem suprir a extrema demanda causada pelo surto de doenças respiratórias que afeta todo o Brasil.
Um dos profissionais está compondo a equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e outro atua na policlínica do São José, que contará com atendimento médico em três turnos. O município também contratou mais dois pediatras que atenderão na policlínica e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio III.
O novo médico na UPA atenderá prioritariamente os casos de urgência e emergência de idosos e crianças, os mais afetados pelo surto de bronquiolite e outras doenças respiratórias. Ele atenderá das 7h às 19h, portanto durante 6 horas por dia, a partir das 13h, o pronto atendimento contará com quatro médicos trabalhando simultaneamente.
A capacidade de atendimento também aumentará no período das 7h às 13h. Antes eram dois profissionais consultando e agora serão três. Das 19h à 1h, a unidade seguirá com três médicos e, na madrugada, com dois profissionais.
"Nós estamos enfrentando uma síndrome respiratória, que está afetando muito as crianças e pessoas idosas, especialmente as que já passaram por Covid-19. Isso está acontecendo em todo o Brasil", afirmou a secretária Municipal de Saúde, Salete Terezinha Lauermann.
Segundo ela, o surto está agravando a procura por atendimento na UPA, que já recebe um grande volume de pacientes, por atender toda a microrregião, incluindo municípios vizinhos e a população flutuante.
Em 2023, a UPA de Barra do Garças registrou cerca de 70 mil atendimentos, uma média de aproximadamente 200 atendimentos todos os dias. Embora sejam números menores que os anos de pandemia da Covid-19, quando o aumento da demanda era progressivo, o quantitativo ainda é considerado elevado e mostra uma sobrecarga na unidade.
Desse total, 75% dos atendimentos na unidade são pouco urgentes ou não urgentes. Ou seja, muitas das consultas médicas poderiam ser procuradas nas UBS e na Policlínica Waldemiro Rego Flores, localizada no bairro São José. Essas unidades atendem de segunda a sexta-feira, com atendimento noturno na policlínica e na UBS Santo Antônio III.
Na policlínica do São José, o acréscimo de mais um médico possibilitará atendimento em três turnos. As consultas, que antes ocorriam em parte do período vespertino e noturno, poderão ser procuradas ao longo de todo o dia, até às 23h59min. A unidade ainda contará com simultaneidade de dois médicos atendendo das 18h às 19h.
Segundo a secretária Salete, aumentar o potencial de consultas na policlínica do São José é estratégico, uma vez que nela também são realizadas coletas de exames laboratoriais. Com o suporte da farmácia básica na unidade, o paciente faz a consulta, a coleta do exame e ainda consegue o medicamento tudo na policlínica.
A Secretaria Municipal de Saúde está pedindo a colaboração dos moradores para que, em casos menos urgentes, procurem o atendimento nas unidades básicas. As UBS"s foram orientadas a intensificar o atendimento no sentido de contribuir para desafogar a demanda da urgência e emergência.
As mudanças começaram a ser implementadas no feriado do Dia do Trabalhador, na quarta-feira (1). Nesta quinta (2), em coletiva de imprensa, o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves destacou que os resultados serão avaliados nesses primeiros dias e, na próxima segunda-feira, uma reunião com a equipe de saúde e os vereadores definirá a necessidade de medidas complementares.
"Ontem (1), monitoramos o atendimento na UPA ao longo do dia e já sentimos uma melhoria considerável, apesar de o fluxo de pessoas ainda ser grande. Mas esse final de semana será o termômetro para que a gente possa avaliar essas ações implementadas", afirmou.