Nesta quinta-feira (23), a ponte provisória construída pelo Exército para unir as cidades de Arroio do Meio e Lajeado, no Vale do Taquari, foi arrastada pelas enchentes do Rio Forqueta.
Nesta quinta-feira (23), a ponte provisória construída pelo Exército para unir as cidades de Arroio do Meio e Lajeado, no Vale do Taquari, foi arrastada pelas enchentes do Rio Forqueta. A estrutura havia sido liberada na semana passada, em 15 de abril, como uma medida emergencial para conectar os dois municípios após os estragos causados pelas chuvas intensas na região.
A passagem temporária possibilitava o tráfego de pessoas na divisa entre os municípios, operando 24 horas por dia e permitindo a passagem de até 45 pessoas por minuto em um único fluxo. Antes da construção da ponte, a travessia sobre o Rio Forqueta dependia de barcos voluntários ou botes do Exército. Não há informações sobre vítimas relacionadas ao incidente.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os destroços da ponte, evidenciando os estragos causados pela força das águas.
O governo estadual anunciou uma licitação emergencial para reconstruir a ponte destruída, com um prazo estimado de seis meses para conclusão das obras. Enquanto isso, os moradores da região continuam se adaptando às adversidades impostas pelas enchentes, enfrentando os desafios cotidianos decorrentes das condições climáticas extremas.
https://x.com/lucas_g_wendt/status/1793722057248952657
Lajeado x Arroio do Meio: Eram duas pontes. Uma agua da primeira enchente levou. Restou a ponte de ferro (danificada). Ela seria usada pra trafego. Veio a segunda enchente. Levou essa parte da ponte de ferrro tbm. Colocaram uma passedeira. Agora a água levou ela também. pic.twitter.com/3onm7kRyOY
— lucas estudando ciência da informação (@lucas_g_wendt) May 23, 2024