Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

Sedimentos de Temporais no RS Atingem Oceano

Novas imagens de satélite revelam o deslocamento dos sedimentos provenientes dos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul até as águas oceânicas.


Foto: G1 - Globo

Novas imagens de satélite revelam o deslocamento dos sedimentos provenientes dos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul até as águas oceânicas. Os sedimentos transportados pelos rios do estado atravessaram a extensa Lagoa dos Patos e atingiram a costa, conforme evidenciado nas análises.

O registro comparativo, datado de 25 de abril, prévio aos eventos climáticos que resultaram em 169 fatalidades no estado, e de domingo (26), destaca a progressão da mancha marrom em direção à costa através dos Molhes da Barra, em Rio Grande. As imagens foram capturadas pelo Sentinel-3 e analisadas por cientistas do Laboratório de Oceanografia Dinâmica e por Satélites (LODS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Os sedimentos observados nas imagens consistem em partículas de terra, argila e areia suspensas na água, transportadas pela correnteza dos rios, podendo conter também esgoto e resíduos.

A denominada “pluma”, que alcançou o final da Lagoa dos Patos, percorreu centenas de quilômetros através de diversos rios do RS. Imagens de satélite entre os dias 17 e 20 de maio também documentaram o deslocamento da mancha do Guaíba, em Porto Alegre, até a Lagoa dos Patos.

De acordo com o coordenador do LODS, Fabricio Sanguinetti, a chegada da mancha ao município de Rio Grande já havia sido registrada em 23 de maio, porém, a cobertura de nuvens resultante das chuvas na região dificultou a observação via satélite.

“A pluma de sedimentos pode ser observada ao longo de toda a extensão da Lagoa dos Patos e já alcançando o oceano”, comenta Sanguinetti.

Os rios Pardo, Taquari e Caí, por exemplo, desembocam no Rio Jacuí. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre, os rios Gravataí e Sinos deságuam no Delta do Jacuí, que forma o Lago Guaíba. Este, por sua vez, desemboca na Lagoa dos Patos.

Apesar da denominação, a Lagoa dos Patos é uma laguna, devido à sua conexão com o mar. Com 265 km de extensão e 60 km de largura em seu ponto máximo, a lagoa apresenta um nível de 2,49 metros em São Lourenço do Sul, com uma cota de inundação estabelecida em 1,30 metro.

GAZETA BRASIL

Brasil Últimas Notícias Oceano Rios Gaúchos Sedimentos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!