O Conselho de Ética da Câmara adiou mais uma vez a análise do pedido de cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG).
O Conselho de Ética da Câmara adiou mais uma vez a análise do pedido de cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG). A reunião desta terça-feira (28) foi postergada devido à ausência do relator do caso, deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que também é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
De acordo com o presidente do Conselho de Ética da Casa, Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), Boulos ligou mais cedo informando que só chegaria em Brasília por volta das 18h, impossibilitando sua presença na reunião.
Com isso, a votação do parecer do relator sobre o caso envolvendo Janones foi adiada para a próxima semana.
André Janones é acusado de envolvimento em um esquema de desvio de salários de assessores de seu gabinete, prática conhecida como “rachadinha”, para financiar despesas de campanhas eleitorais. A representação contra ele foi apresentada pelo PL no final de 2023.
Boulos recomendou o arquivamento da representação, argumentando que os fatos ocorreram antes do mandato de Janones, citando precedentes que justificam o arquivamento em tais casos.
Ambos, Boulos e Janones, são aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).