Pessoas são abordadas nas redes sociais
Os estelionatários da internet estão cada vez mais trambiqueiros. Recentemente, a Polícia Civil de Mato Grosso tem recebido diversas denúncias que apontam que golpistas estão anunciando "negócios de investimento" que consistem em realizar transferências via PIX com a promessa de multiplicar os ganhos de quem aceita participar da empreitada. O caso foi exposto nesta segunda-feira (17) no Programa do Pop, da TV Cidade Verde.
Segundo as informações, os criminosos estão ludibriando as vítimas com falsos anúncios, prometendo retornos exorbitantes, como por exemplo, se a vítima enviar R$ 150, teria um retorno de R$ 1500, mas somente se gravasse um vídeo dizendo que o negócio era confiável. As vítimas são abordadas no Instagram, Facebook e até no WhatsApp.
Nesse processo de gravar o vídeo e publicar, os criminosos já têm acesso a todas as informações pessoais das vítimas. Com esses dados, os estelionatários conseguem invadir as redes sociais das vítimas e, ao se apropriarem de suas contas na internet, se passam por elas para enganar novas vítimas.
"Boa noite pessoal. Quem tiver dúvidas ou quiser investir, é só me chamar aqui que ainda há vagas disponíveis. O retorno cai na hora. Não há risco de perder nenhum valor", escrevia um criminoso em postagens no Instagram ou Facebook das vítimas. Os casos são investigados pela Polícia Civil.