A Polícia Federal e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quinta-feira a Operação Vulneráveis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra instituições financeiras.
A Polícia Federal e a Polícia Civil deflagraram na manhã desta quinta-feira a Operação Vulneráveis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra instituições financeiras. A quadrilha, com base em São Paulo, atuava em diversos estados brasileiros desde pelo menos 2020.
As investigações começaram após uma série de ataques a agências da Caixa Econômica Federal (CEF) em fevereiro de 2023. As ações criminosas ocorreram nas cidades de Vacaria, São Leopoldo, Canoas e Viamão, no Rio Grande do Sul. A partir desses incidentes, as autoridades identificaram a extensão da operação da organização criminosa, que impactou um número ainda não determinado de vítimas, tanto indivíduos quanto instituições bancárias.
Durante a operação, as autoridades cumpriram:
Essas ações foram executadas no estado de São Paulo. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados e a apreensão de bens que venham a ser encontrados em posse do grupo criminoso.
Os investigados poderão responder por uma série de crimes, incluindo: