O brasileiro Webert Matheus de Paula Reis, 29 anos, que ficou paraplégico após ser baleado durante um assalto nos Estados Unidos em 2022, possui antecedentes criminais por roubo.
O brasileiro Webert Matheus de Paula Reis, 29 anos, que ficou paraplégico após ser baleado durante um assalto nos Estados Unidos em 2022, possui antecedentes criminais por roubo. O registro remonta a 2014, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, conforme documentado em boletim de ocorrência.
De acordo com o relato policial, em patrulhamento pela cidade, policiais militares observaram três indivíduos que, ao perceberem a aproximação da polícia, abandonaram um veículo e tentaram fugir a pé. A polícia conseguiu capturar dois suspeitos, incluindo Reis, na ocasião.
Durante a abordagem, foram encontrados com Reis R$600 e um aparelho celular. Com outro dos indivíduos detidos, um menor de idade, foi apreendida uma réplica de arma de fogo. Ambos confessaram participação no crime, conforme declaração das autoridades.
O proprietário do veículo reconheceu o trio como responsável pelo assalto no momento da abordagem, relatando às autoridades que foi abordado enquanto abastecia seu veículo.
Em janeiro de 2022, Reis foi vítima de um assalto nos Estados Unidos, onde foi baleado no pescoço enquanto trabalhava em um salão na cidade de Filadélfia. Após um longo período em coma e tratamento hospitalar nos EUA, ele foi transferido para o Brasil e internado no Hospital João 23, em Belo Horizonte, onde foi descoberto um mandado de prisão pendente contra ele.
A família de Reis organizou uma campanha online para custear seu tratamento no exterior, que incluiu diversas cirurgias devido a fraturas e infecções. Ele foi transportado de avião para o Brasil acompanhado por médicos americanos, sem a presença de sua esposa.
A transferência de Reis para Belo Horizonte ocorreu sem aviso prévio às autoridades locais, levando a dúvidas sobre os detalhes logísticos e financeiros dessa operação.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais foi contatado para esclarecer os detalhes do mandado de prisão, cujo processo está sob segredo de Justiça.