Nesta sexta-feira (12), Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho assumiu como o novo superintendente da Polícia Federal em São Paulo, na sede do órgão na região da Lapa, Zona Oeste da capital paulista.
Nesta sexta-feira (12), Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho assumiu como o novo superintendente da Polícia Federal em São Paulo, na sede do órgão na região da Lapa, Zona Oeste da capital paulista. Sanfurgo, ex-chefe da Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes Financeiros de São Paulo e com experiência na operação Lava Jato, teve sua posse prestigiada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Durante seu discurso, Sanfurgo destacou que uma das prioridades de sua gestão será manter as operações da Polícia Federal para combater a disseminação de notícias falsas durante as eleições no Brasil, identificando a desinformação como uma ameaça à integridade do processo eleitoral.
Entre suas metas está o reforço no monitoramento das redes sociais pelas unidades especializadas da PF no combate à desinformação, possivelmente em colaboração com plataformas como Meta e X. Sanfurgo enfatizou o compromisso da PF em identificar e coibir a propagação de desinformação, aplicando rigorosamente a legislação vigente.
Além disso, o novo superintendente não descartou o uso de Inteligência Artificial nas investigações, destacando seu potencial para fortalecer as ações da PF contra o crime. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, elogiou a mudança na chefia estadual, enfatizando que as alterações fortalecem a instituição quando realizadas de maneira transparente e justificada, reafirmando o compromisso da PF como um pilar do estado democrático de direito.