Um novo caso de malária foi registrado no navio Common Galaxy, fundeado no Porto de Santos, em São Paulo, conforme informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Um novo caso de malária foi registrado no navio Common Galaxy, fundeado no Porto de Santos, em São Paulo, conforme informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O paciente não apresenta sintomas e está sendo tratado a bordo.
Este é o segundo tripulante do Common Galaxy a testar positivo para a doença. O primeiro caso foi registrado no dia 7 de julho. A embarcação passou pela Costa do Marfim.
No entanto, três casos de malária já foram registrados em navios pela Anvisa no mês de julho. O primeiro foi confirmado em 4 de julho, no Genco Picardy, que saiu do continente africano no dia 20 de junho. O paciente foi levado para o Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
Segundo a Anvisa, na semana passada foram concluídas a desinsetização e a testagem de todos os tripulantes dos dois navios. As duas embarcações têm bandeira das Ilhas Marshall e transportam carga de açúcar a granel.
Mais um navio, o Genco Picardy, deve chegar nesta semana, de acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS).
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 65.146 casos de malária nos primeiros seis meses de 2024, o que corresponde a 46% do total registrado em todo o ano de 2023.