Em 19 de julho de 2024, por volta das 16h15, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a abordagem de dois veículos na BR-070, km 14,0, no município de Barra do Garças, Mato Grosso. Os veículos, um FORD/KA e uma GM/S10, foram parados após análise de risco indicar a necessidade de abordagem.
Os ocupantes da GM/S10, afirmaram ser de Boa Vista-RR e relataram que estavam há alguns dias fora de casa, visitando familiares em Manaus-AM e Porto Velho-RO, com destino final em Goiânia-GO. Inicialmente, eles alegaram estar viajando sozinhos. Entretanto, os ocupantes do FORD/KA, entrevistados separadamente, disseram conhecer os ocupantes da GM/S10 e afirmaram estar viajando juntos desde Porto Velho-RO, também com destino a Goiânia-GO.
A discrepância nas respostas e o nervosismo dos ocupantes levaram a equipe da PRF a intensificar a fiscalização. Durante a inspeção, foi encontrada uma grande caixa de som na carroceria da GM/S10 que apresentava peso anormal. Ao abrir a caixa, os agentes descobriram 63 tabletes de substância análoga a skunk, totalizando aproximadamente 33,55 kg.
Os ocupantes de ambos os veículos foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico e conduzidos, juntamente com os veículos e a droga apreendida, à Delegacia da Polícia Federal em Barra do Garças-MT.