O Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa finalizou a transcrição das conversas entre o piloto e o copiloto do avião da Voepass que caiu com 62 pessoas a bordo em Vinhedo (SP), capturadas pelo CVR, o gravador de voz da cabine.
O Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa finalizou a transcrição das conversas entre o piloto e o copiloto do avião da Voepass que caiu com 62 pessoas a bordo em Vinhedo (SP), capturadas pelo CVR, o gravador de voz da cabine.
O material totaliza aproximadamente duas horas de gravação. O Jornal Nacional obteve com exclusividade informações detalhadas do gravador de voz.
Investigadores consultados pela TV Globo indicam que a análise preliminar sugere uma perda repentina de altitude pelo ATR 72-500.
No entanto, com base apenas no áudio da cabine, ainda não é possível determinar a causa exata da queda.
No momento em que a perda de sustentação foi detectada, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o piloto sobre o ocorrido e sugeriu aumentar a potência para estabilizar a aeronave. Infelizmente, essa tentativa não teve sucesso.
O intervalo entre a perda de altitude e o impacto com o solo foi de cerca de um minuto, durante o qual a tripulação tentou reagir. A gravação termina com gritos.
Os investigadores relatam que o alto nível de ruído, causado pela proximidade das hélices com a cabine de comando, dificultou a compreensão dos diálogos. Apesar disso, não foram detectados sons típicos de alertas, como sinalização de fogo, falha elétrica ou pane no motor.
A hipótese de formação de gelo nas asas, sugerida como uma possível causa do acidente, ainda não foi confirmada ou descartada. A confirmação dependerá da análise das caixas-pretas e da combinação dos dados coletados.
O relatório preliminar sobre o acidente deverá ser concluído em 30 dias. Nesse período, os investigadores esperam esclarecer o contexto da tragédia, que atualmente permanece indefinido.
Além disso, o Tribunal de Contas da União realizará uma auditoria na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A auditoria avaliará as normas da Anac para reparos em aviões, a adequação dos procedimentos de fiscalização sobre empresas de manutenção e a atuação da agência na investigação e resposta a acidentes aéreos.