O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “não há razão nenhuma” para o PIB (produto Interno Bruto) do Brasil não crescer igual ou acima da média mundial.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “não há razão nenhuma” para o PIB (produto Interno Bruto) do Brasil não crescer igual ou acima da média mundial. A fala foi feita pelo petista na manhã desta terça-feira (20) durante participação no Macro Day 2024, evento promovido anualmente pelo BTG Pactual.
No evento, Haddad disse não existir solução que não passe pelo crescimento. “Não há razão nenhuma para o Brasil não crescer igual ou acima da média mundial, com todo potencial que a economia brasileira tem”, afirmou o petista ao comentar sobre o avanço de bens e serviços finais produzidos no Brasil.
Haddad defende ainda que o crescimento precisa ter qualidade. Para isso, o petista avalia existir a necessidade de olhar para a formação bruta de capital, para os investimentos e para o mercado de trabalho.
“Tudo tem que ser pensado de forma orgânica para manter a qualidade desse crescimento”, afirmou Haddad. “Tá todo mundo se preparado para decolar. Ninguém está deixando de perceber a oportunidade. Agora, é preciso ter zelo para ir calibrando isso”, completou.
O ministro de Lula ainda disse que vê a porta aberta para interromper o baixo avanço do PIB na última década.
“Depois de dez anos crescendo 1% ao ano, podemos abrir um ciclo de crescimento sustentável”, defendeu Haddad.
Segundo Haddad, o Banco Central (BC) “tem que olhar para as curvas de demanda e de oferta” ao definir o andamento da taxa básica de juros do país e o cabe aos outros Poderes o controle das contas públicas para garantir o crescimento econômico.