Moraes reforça ainda que a determinação não é uma intervenção indevida na segurança do estado, somente um apoio exclusivo às eleições.
“Nesse sentido, a segurança dos eleitores, também de responsabilidade da Justiça Eleitoral, não pode ficar à mercê de interesses ou disputas locais, razão porque, de forma excepcional, cabe a atuação do TSE para reforçar e apoiar o Tribunal de origem na preservação de um ambiente pacífico e seguro aos eleitores do Estado. Assim, indiscutível que a hipótese não implica em indevida intervenção na segurança local, pois o apoio das forças federais se destinam exclusivamente à garantia da normalidade das eleições, não se prestando ao policiamento ostensivo que incumbe às forças estaduais”, afirmou Moraes.
Algumas das cidades onde haverá esse reforço de segurança estão sob comando do clã político do senador Renan Calheiros (MDB), como Murici, que é governada por Olavo Neto (MDB), sobrinho de Renan, e Batalha, governada por Marina Dantas (MDB), mulher do atual governador e candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Moraes autoriza envio de tropas para atuar nas eleições em Alagoas no site CNN Brasil.