Pelo menos 496 municípios de São Paulo oferecerão transporte público gratuito durante o primeiro e o segundo turnos das eleições nos dias 6 e 27 de outubro.
Pelo menos 496 municípios de São Paulo oferecerão transporte público gratuito durante o primeiro e o segundo turnos das eleições nos dias 6 e 27 de outubro. Essa medida, a primeira do tipo no Brasil, foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro do ano passado, que tornou obrigatória a isenção de tarifas nos dias de votação.
Os horários e a frequência dos coletivos devem ser os mesmos dos dias úteis. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo recebeu confirmações de 496 cidades, conforme divulgado pela TV Globo.
Municípios que não confirmarem a isenção não necessariamente cobrarão taxas. A Prefeitura de São Paulo, que já oferecia transporte gratuito aos domingos, anunciou um reforço na frota de ônibus para as eleições.
Essa gratuidade visa facilitar o acesso dos cidadãos às urnas e aumentar a participação nas eleições. A lista completa das cidades que oferecerão tarifa zero está disponível nos canais oficiais da Justiça Eleitoral.