O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, parabenizou a atuação da Justiça Eleitoral nas eleições municipais deste ano após votar em uma escola em São Paulo, na tarde deste domingo (27). Em entrevista a jornalistas, Moraes destacou a importância do respeito à democracia e a necessidade de combater a desinformação e o discurso de ódio durante o processo eleitoral.
"A democracia se faz de embates, a democracia se faz da troca de informações, da troca, às vezes, até de discussões acaloradas. O que nós não podemos permitir, seja o eleitor, a eleitora, seja a Justiça Eleitoral, são agressões, são desinformações, fake news e, principalmente, discurso de ódio", afirmou o ministro.
Ele acrescentou que a Justiça Eleitoral teve um papel fundamental ao lidar com esses desafios: "E me parece que a Justiça Eleitoral novamente foi vitoriosa ao combater esse tipo de agressões." Moraes também elogiou a organização das eleições, ressaltando o trabalho da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Quero parabenizar a Justiça Eleitoral e a ministra Cármen Lúcia. Novamente se demonstrou que não existe no mundo uma eleição tão organizada e tão fiscalizada, e uma eleição em um país de dimensões continentais que começa e termina no mesmo horário e na qual no mesmo dia já sai o resultado."
Na escola onde votou, cerca de 1.200 eleitores estavam registrados, divididos em 11 seções.
GAZETA BRASIL