A Polícia Nacional Bolivariana da Venezuela apagou uma publicação no Instagram que exibia uma imagem com a bandeira do Brasil e a silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhada da frase "quem mexe com a Venezuela se dá mal." A postagem surgiu em meio a uma crescente tensão diplomática entre Lula e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas últimas semanas.
A publicação foi ao ar na conta oficial da polícia venezuelana na quinta-feira (31), mas no sábado (1º), o conteúdo já havia sido removido. Embora a imagem sugerisse um recado direcionado ao Brasil, o texto da postagem evitou menções diretas a Lula, afirmando: "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, não somos colônia de ninguém."
A Polícia Nacional Bolivariana (PNB) da Venezuela é a principal força de segurança do país, com um papel amplo que inclui patrulhamento ostensivo, investigações e a segurança prisional. Diferente do Brasil, onde a responsabilidade pela imigração recai sobre a Polícia Federal, a PNB venezuelana também exerce controle nas fronteiras e na imigração.
O governo venezuelano tem adotado uma postura crítica em relação ao Brasil nos últimos meses, especialmente após o veto brasileiro à entrada da Venezuela no grupo BRICS. A tensão diplomática escalou na quarta-feira (30), quando Caracas convocou seu embaixador em Brasília para consultas, alegando descontentamento com o que descreveu como "grosserias" do governo brasileiro.
GAZETA BRASIL