O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que se reunirá novamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (4), à tarde, para discutir a revisão de gastos do governo federal. Durante a conversa, Haddad informou que um pacote com as novas medidas será anunciado ainda nesta semana. "Estamos na reta final", declarou o ministro.
Inicialmente programada para uma viagem à Europa nesta segunda, Haddad decidiu permanecer no Brasil a pedido de Lula, que o convocou para avaliar as ações do governo em um momento de crescente pressão inflacionária e valorização do dólar. O ministro tinha planejado visitar cidades como Paris (França), Londres (Reino Unido), Berlim (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica) para se reunir com autoridades e investidores.
“Minha ida [para a Europa] estava dependendo desta definição. Se esta semana ou na próxima seriam feitos os anúncios. Como o presidente pediu para eu ficar, e como as coisas estão muito bem adiantadas do ponto de vista técnico, eu acredito que estejamos prontos nesta semana para anunciar [Â…] Penso que nós estamos na reta final”, afirmou Haddad aos jornalistas.
O encontro acontece em meio a pressões de diversos setores pela apresentação das medidas de revisão de gastos, que eram prometidas para após as eleições municipais. O ajuste nas despesas elevou as expectativas do mercado, especialmente após a recente turbulência no câmbio, onde o dólar disparou, alcançando a cotação de R$ 5,86.
Diante desse cenário, Lula solicitou que Haddad cancelasse sua viagem à Europa. Uma nota oficial informou que o ministro, que deveria embarcar à tarde, "estará em Brasília ao longo da próxima semana, dedicado aos temas domésticos". Anteriormente, Haddad tinha planos de ficar fora do país até sábado (9).
GAZETA BRASIL