Os ventos fortes que alimentaram incêndios florestais de rápida propagação no sul da Califórnia nesta semana devem ganhar força nesta quinta-feira (07), o que deve piorar as condições para os bombeiros, que já enfrentam visibilidade limitada enquanto tentam salvar vidas.
Os ventos fortes que alimentaram incêndios florestais de rápida propagação no sul da Califórnia nesta semana devem ganhar força nesta quinta-feira (07), o que deve piorar as condições para os bombeiros, que já enfrentam visibilidade limitada enquanto tentam salvar vidas.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de Bandeira Vermelha até as 18h de quinta-feira, alertando sobre "comportamento extremo e risco de vida em caso de incêndio", com a previsão de que o alerta afete 25 milhões de pessoas na região sul da Califórnia e na área da Baía de São Francisco.
Meteorologistas já haviam alertado no início da semana que as condições meteorológicas eram preocupantemente semelhantes às que causaram "alguns dos piores incêndios na história do sul da Califórnia".
Em resposta à situação, todas as escolas do Condado de Ventura, a noroeste de Los Angeles, permaneceram fechadas até sexta-feira.
O incêndio Mountain Fire, no Condado de Ventura, se expandiu na quarta-feira após o encontro dos ventos fortes de Santa Ana com o ar extremamente seco.
O chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Ventura, Dustin Gardner, declarou que o incêndio estava avançando a uma “taxa perigosa de propagação”, atingindo campos agrícolas e sebes na área. Pelo menos 800 bombeiros e 58 caminhões de combate a incêndios foram mobilizados para controlar o Mountain Fire em South Mountain.
No entanto, os helicópteros não estavam operando devido às condições adversas, conforme explicou o Capitão dos Bombeiros Trevor Johnson.
Imagens obtidas pela CNN Internacional mostram brasas alaranjadas queimando árvores e casas em Camarillo Hills, na quarta-feira à noite, com algumas estruturas quase irreconhecíveis e outras totalmente destruídas.
Embora as autoridades ainda não tenham determinado o número exato de estruturas danificadas, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, afirmou que cerca de 3.500 casas, empresas e outros edifícios foram afetados pelo Mountain Fire.
Pelo menos duas pessoas foram levadas ao hospital com sintomas de inalação de fumaça, segundo os bombeiros. Na manhã de quinta, o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia estimou que o Mountain Fire já havia queimado 14.148 acres, com 0% de contenção, e mais de 14.000 pessoas permanecem sob ordens de evacuação.
Enquanto isso, um incêndio em Malibu continua em andamento, embora seu progresso tenha sido interrompido após destruir pelo menos duas estruturas e fechar temporariamente a Pacific Coast Highway.
Komal Kapoor, professora visitante da Pepperdine University, explicou que a intensidade dos ventos naquela região foi um dos principais fatores para o incêndio, destacando que tais incidentes são parte da "realidade de Los Angeles", e que a principal orientação para todos era seguir as instruções das autoridades e acalmar os alunos.
No entanto, as autoridades não registraram feridos em Malibu. As condições no momento do incêndio indicavam rajadas de vento de até 82 km/h e uma umidade de 11%, segundo o serviço meteorológico de Los Angeles.
De acordo com o Cal Fire, os incêndios florestais deste ano já consumiram mais de 1.015.138 acres no estado da Califórnia, um aumento significativo em relação aos 332.822 acres queimados no mesmo período de 2023.
Devido à gravidade da situação, duas das principais fornecedoras de energia do estado cortaram o fornecimento para milhares de californianos, com o objetivo de evitar que equipamentos elétricos pudessem gerar chamas.
Em 2011, a PG&E foi obrigada a pagar US$ 45 milhões por sua responsabilidade no incêndio Dixie, o segundo maior da história da Califórnia.
Na manhã de quarta, mais de 11.000 clientes da Southern California Edison em cinco condados ficaram sem energia, com a previsão de que até 250.000 pessoas possam ser afetadas.
A PG&E também registrou cortes de energia para milhares de clientes na manhã de quarta-feira, com a interrupção continuando até quinta-feira.