A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, que apura a atuação de sites de apostas, aprovou nesta terça-feira (26) a convocação do cantor sertanejo Gusttavo Lima. O objetivo é que o artista preste esclarecimentos sobre o envolvimento em campanhas publicitárias financiadas por empresas do setor de apostas.
A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), autora do requerimento, justificou que a presença de Gusttavo Lima é fundamental para detalhar o grau de participação no mercado, incluindo possíveis recebimentos irregulares e eventuais práticas consideradas antiéticas ou ilegais. Além disso, a CPI solicitou ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) o compartilhamento de relatórios de inteligência financeira relacionados ao cantor e à empresa Balada Eventos e Produções LTDA., da qual ele é sócio.
O cantor também foi citado na Operação Integration, da Polícia Civil de Pernambuco, que investiga um esquema de lavagem de dinheiro. Na mesma operação, a influenciadora Deolane Bezerra chegou a ser presa por 15 dias.
A CPI também aprovou um convite para que o influencer Felipe Neto compareça à comissão. Ele deverá prestar esclarecimentos sobre sua relação com a casa de apostas Blaze, para a qual realizou ações publicitárias em 2023. Além disso, representantes de empresas de apostas que operam no Brasil, como Pixbet, Pix2Pay, Multibet e Upbet, também foram convidados.
Na semana passada, a CPI convocou outros nomes de destaque, como as influenciadoras Deolane Bezerra e GKay, os cantores Jojo Todynho e Wesley Safadão, e o humorista Tirulipa. Frequentemente, investigados recorrem ao Supremo Tribunal Federal para assegurar o direito ao silêncio, buscando evitar autoincriminação em contextos em que a comissão considera haver indícios de envolvimento no caso.
Com prazo de 116 dias, a CPI foi instalada no início do mês e tem como foco investigar a influência dos jogos de apostas virtuais no orçamento das famílias brasileiras e possíveis associações com organizações criminosas para lavagem de dinheiro. O trabalho da comissão também busca esclarecer o papel de influenciadores na promoção dessas plataformas nas redes sociais.
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