O Governo de São Paulo ativou um gabinete de crise presencial para garantir uma resposta rápida e eficaz à população diante da previsão de chuvas fortes nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). Com a chegada de uma frente fria, as condições climáticas podem provocar chuvas intensas, especialmente em regiões como o Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Bauru.
A Defesa Civil do Estado tem monitorado as áreas com maiores volumes de precipitação desde terça-feira (24). Nas últimas 24 horas, cidades como Bauru registraram acumulados de 121 milímetros, Pedreira com 80 milímetros e São Paulo, na região da Mooca, com 71 milímetros.
Na noite de quarta-feira (25), Campinas foi alertada sobre o risco de enxurradas e inundações por meio do sistema Cell Broadcast, que enviou uma mensagem de texto acompanhada de sinal sonoro e vibração aos celulares dos moradores. Esse foi o primeiro uso do sistema de alerta sonoro da Defesa Civil. O alerta foi emitido de forma preventiva às 22h21.
Desde terça-feira (24), o gabinete de crise já operava de forma remota. Com a intensificação do monitoramento, representantes de serviços essenciais, empresas de energia elétrica e abastecimento de água se reuniram nesta quinta-feira (26) no Palácio dos Bandeirantes, facilitando uma comunicação mais ágil e a implementação de ações mais eficazes. O gabinete de crise continuará funcionando até sexta-feira (27).
A Defesa Civil emitiu uma série de orientações para a população. Entre as recomendações estão evitar locais abertos como praias e estacionamentos, manter distância de objetos altos como árvores e postes, e ter cautela com ventos fortes que podem causar a queda de árvores e fiação elétrica. A orientação é também para não desafiar a força das águas em áreas alagadas e, em caso de sinais de movimentação do solo em áreas de encostas, procurar abrigo em local seguro.
Para receber alertas da Defesa Civil, a população pode enviar um SMS com o CEP para o número 40199 ou acompanhar as redes sociais pelo @defesacivilsp.
GAZETA BRASIL