Na noite desta quinta-feira (26/12), um Airbus A320 da Latam enfrentou uma situação de emergência minutos após decolar do Aeroporto Internacional de Brasília.
Na noite desta quinta-feira (26/12), um Airbus A320 da Latam enfrentou uma situação de emergência minutos após decolar do Aeroporto Internacional de Brasília. O voo 3852, que tinha como destino Teresina, no Piauí, precisou retornar à capital federal após apresentar problemas em pleno voo.
De acordo com o site especializado em aviação Aeroin, o avião, de matrícula PR-MHG, foi forçado a interromper sua subida após atingir 7.000 pés (2.100 metros) de altitude, fazendo um desvio da rota e realizando dois círculos sobre o Distrito Federal. A aeronave sobrevoou a região entre a Torre de TV e a Asa Norte, e na segunda volta, chegou a sobrevoar a Praça dos Três Poderes, sem alterar sua altitude.
Durante essa situação, foi acionado o código de transponder 7700, que indica uma emergência geral, e a comunicação com a torre de controle de Brasília foi perdida. Um Boeing 737 cargueiro da Sideral, que estava próximo, tentou estabelecer contato entre o A320 e a torre, mas sem sucesso.
O pouso da aeronave aconteceu pouco antes das 22h30, acompanhado por viaturas da Brigada de Incêndio.
Por nota, a Inframerica disse que o "Aeroporto de Brasília voltou a ficar operacional, com pousos e decolagens ocorrendo normalmente instantes após a ocorrência".
Ainda de acordo com a concessionária, "às 22h um voo da LATAM solicitou retorno ao aeroporto logo após a decolagem. O avião pousou no aeroporto sem qualquer intercorrência cerca de 20 minutos depois. Por protocolo de segurança, as operações aéreas do terminal foram suspensas até o pouso da aeronave, retomando às 22h27â³.
A LATAM ainda não forneceu detalhes sobre o motivo da emergência e do sobrevoo fora da rota planejada.