O presidente eleito Donald Trump indicou que planeja assinar cerca de 100 decretos executivos após assumir o cargo, segundo senadores e relatos, com o número podendo variar ligeiramente.
Trump, que tomará posse no dia 20 de janeiro, se reuniu com senadores republicanos na quarta-feira.
Em uma aparição na manhã de quinta-feira no programa “Fox & Friends”, o senador Markwayne Mullin, de Oklahoma, disse que Trump indicou que há quase 100 decretos executivos preparados para tratar de questões como segurança nas fronteiras e energia nos Estados Unidos.
“Ele mencionou isso — 100 — poderia ser cerca de 100 decretos, sim. Eu acredito nele”, afirmou o senador Kevin Cramer, de Dakota do Norte, à The Hill.
Senadores receberam uma prévia de alguns dos decretos que seriam parte desses 100, de acordo com duas fontes que conversaram com o Axios. Stephen Miller, escolhido por Trump para integrar sua nova administração, discutiu planos para usar a autoridade executiva para enfrentar questões de fronteiras e imigração desde o primeiro dia, conforme relatado pelo veículo.
A Associated Press afirmou que Trump está preparando mais de 100 decretos executivos para o primeiro dia de governo e informou aos senadores republicanos durante a reunião. “Será um número substancial”, disse o senador John Hoeven, de Dakota do Norte, de acordo com a publicação.
A Fox News Digital enviou um e-mail para um porta-voz de Trump pedindo um comentário no sábado, mas não obteve resposta a tempo para a publicação.
Assinar uma série de decretos executivos permitiria que Trump impulsionasse sua agenda de forma unilateral ao retornar ao cargo, mas os legisladores republicanos também planejam trabalhar com ele para implementar suas prioridades legislativas.
O presidente da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, da Louisiana, e o líder da maioria no Senado, John Thune, de Dakota do Sul, declararam sua intenção de apoiar a agenda do presidente eleito.
“Biden está fazendo tudo o que é possível para tornar a TRANSIÇÃO o mais difícil possível, desde ações legais como nunca vistas antes, até decretos executivos caros e ridículos sobre o Green New Deal e outras farsa que desperdiçam dinheiro. Não temam, esses ‘decretos’ serão todos anulados em breve, e nos tornaremos uma nação de bom senso e força. MAGA!!!”, declarou Trump em uma postagem no Truth Social no início da semana.
GAZETA BRASIL