O presidente eleito Donald Trump revelou na quinta-feira que foram avistados numerosos drones sobre seu campo de golfe em Bedminster, NJ, e prometeu divulgar um relatório sobre os misteriosos objetos voadores logo após assumir o cargo.
“Eles estão sobre Bedminster com frequência”, disse Trump sobre o aumento nos avistamentos de aeronaves não tripuladas que alarmaram os residentes e legisladores de Nova Jersey no mês passado.
“Vou apresentar um relatório sobre drones um dia após a administração começar, porque acho ridículo que não estejam informando sobre o que está acontecendo com os drones”, prometeu o presidente eleito durante um evento com governadores republicanos em Mar-a-Lago.
Trump, 78, observou que vários governadores presentes na reunião em Palm Beach, Flórida, também relataram ter visto drones em seus estados e queriam respostas.
“Somos o lar da maior base naval do mundo em Quantico”, disse o governador republicano da Virgínia, Glenn Youngkin, que estava sentado ao lado de Trump no evento. “E também temos muitas equipes dos [Navy SEAL] e uma enorme infraestrutura de segurança nacional e, agora, por dois anos consecutivos, tivemos incursões de drones sobre espaço aéreo seguro.”
“E ainda não sabemos por quê. E acho isso absolutamente inaceitável”, acrescentou Youngkin.
O governador republicano da Louisiana, Jeff Landry, também relatou atividades suspeitas de drones sobre locais nucleares sensíveis em seu estado, que ocorreram na mesma época em que um terrorista do ISIS jogou seu caminhão contra uma multidão de pessoas em Nova Orleans.
“Enquanto lidávamos com um ataque terrorista em Nova Orleans, tínhamos drones sobrevoando nossos reatores nucleares na Louisiana, e levamos isso à atenção da [Administração Federal de Aviação]”, disse Landry. “Estamos pedindo à FAA que dê aos estados a capacidade de mitigar esses drones.”
“Está na mesa de algum burocrata, e isso é real”, reclamou o governador.
O FBI disse que investigou aproximadamente 5.000 relatos de avistamentos de drones recebidos do público, com cerca de 100 considerados credíveis.
As autoridades federais afirmam que os drones não representam ameaça à segurança nacional ou ao público em geral, mas não forneceram respostas concretas sobre a origem e o propósito dos objetos envolvidos em muitos dos incidentes mais alarmantes.
“Eles não querem falar sobre isso, e ninguém sabe por quê”, disse Trump sobre a resposta da administração Biden ao aumento dos drones.
“Espero que não seja um inimigo, mas vamos descobrir no dia 21”, disse o presidente eleito, referindo-se ao dia após sua posse em 20 de janeiro.
“Você tem que me dar um pouco de tempo para a posse, mas logo depois, vamos apresentar um relatório sobre isso. Vamos dizer exatamente o que eles sabem, e é muito estranho que não estejam falando sobre isso”, acrescentou.
GAZETA BRASIL