Após ser suspenso em 23 de dezembro devido ao baixo fluxo de veículos durante o período de festas e férias escolares, o rodízio de veículos na cidade de São Paulo será retomado nesta segunda-feira (13).
Após ser suspenso em 23 de dezembro devido ao baixo fluxo de veículos durante o período de festas e férias escolares, o rodízio de veículos na cidade de São Paulo será retomado nesta segunda-feira (13). A medida volta a restringir a circulação de automóveis no centro expandido da capital, nos horários das 7h às 10h e das 17h às 20h, conforme o final das placas.
Nesta segunda-feira, veículos com placas de final 1 e 2 não poderão circular nas áreas delimitadas pelo Mini-Anel Viário, que inclui as marginais Tietê e Pinheiros e importantes avenidas como Bandeirantes, Tancredo Neves e Salim Farah Maluf, entre outras.
Confira a tabela de restrições:
Motocicletas estão isentas da restrição e podem circular livremente, independentemente do horário ou final da placa.
O descumprimento das regras do rodízio é considerado uma infração de trânsito média, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Motoristas flagrados circulando em áreas e horários proibidos podem ser multados em R$ 130,16, além de receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A suspensão temporária do rodízio no final do ano reduziu os índices de lentidão nas ruas. No dia 10 de janeiro, por exemplo, a cidade registrou 393 km de congestionamento no horário de pico, às 18h. Em comparação, na segunda sexta-feira de dezembro, o índice chegou a 984 km, com picos de até 1.048 km.